BRUNÓPOLIS INICIOU NESTA SEXTA-FEIRA O PROJETO SAÚDE MULHER SESC EM PARCERIA COM A AMPLASC

Nesta sexta-feira (04), foi dado início ao projeto Saúde Mulher desenvolvido pelo Sesc em parceria com a Amplasc. Esse projeto disponibilizará de forma gratuita exames preventivos contra cânceres de Mama e do Colo do Útero. A equipe de saúde de Brunópolis esteve conhecendo a unidade móvel, junto a mulheres do município que foram realizar já seus exames.

A Unidade Móvel ficará estabelecida no município de Campos Novos na sede da Amplasc. Quem precisar do atendimento será encaminhada até lá para as consultas e exames através da Secretaria de Saúde Municipal, visando proporcionar um atendimento abrangente e de qualidade a todas as mulheres da região.

O projeto foi aguardado com grande expectativa, pois beneficiará muitas mulheres. A ação busca prevenir cânceres de Mama e do Colo do Útero por meio da detecção precoce, possibilitando a realização de exames de mamografia e citopatológico, com o uso de aparelhagem disponível na estrutura interna do caminhão.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. Realizar o exame de mamografia periodicamente pode ser essencial para evitar qualquer complicação que possa acontecer futuramente ou diagnosticar precocemente o câncer de mama.

O exame de mamografia é recomendado para todas as mulheres acima dos 50 anos de idade. Porém, isso pode variar de mulher para mulher, uma vez que se houver histórico familiar, o procedimento deverá ser feito a partir dos 40 anos após orientação médica.

Você mulher que ainda não procurou a unidade de saúde mais próxima ou a secretaria de saúde para agendar seu exame, vai lá ainda da tempo, pois a secretária de saúde está realizando busca ativa para contemplar 250 mulheres somente nesse ano de 2023, desde já agradecemos a todas que estão buscando o cuidado com sua saúde.