Aspectos Geográficos

Características Físicas

ÁREA TOTAL

– Sua Área é de 335 km²  

CLIMA

– Brunópolis possui clima temperado úmido com as quatro estações bem definidas. A temperatura média anual varia de 15º C à 19º C, com frequentes temperaturas negativas e geadas, caracterizando um inverno rigoroso.
  A precipitação média anual varia de 1600 a 2400 mm.

HIDROGRAFIA

– O município pertence a bacia hidrográfica do Rio Uruguai. Seus principais rios são: Butiazinho, Taquaroçu e Marombas que deságua no Rio Canoas.
O encontro entre os rios Canoas e Pelotas formam o Rio Uruguai.

ALTITUDE

– Brunópolis fica a 845 metros acima do nível do mar. 

RELEVO E SOLO

– Localizado no Vale do Rio Marombas, possui uma topografia basicamente plana. O solo é constituído por uma camada de argila, assentada sobre uma base rochosa de basalto (de origem vulcânica), correspondente a Era Mesozóica. 

LOCALIZAÇÃO E LIMITES DO MUNICÍPIO – Brunópolis está localizado na região do meio oeste de Santa Catarina. Pertence à Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (AMPLASC).
Está a 315, Km de Florianópolis, Capital do Estado, e a 41, km de Campos Novos, sede da AMPLASC (Associação dos Municípios de Santa Catarina), e 845 metros acima do nível do mar.
Faz divisa ao norte com o município de Monte Carlo, ao leste com Frei Rogério e Curitibanos, ao sul com São José do Cerrito e ao oeste com Vargem e Campos Novos.