SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CRAS REALIZAM DIVERSAS ATIVIDADES COM FAMÍLIA ASSISTIDAS

O SCFV tem por objetivo complementar o trabalho social desenvolvido com famílias pelo PAIF, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária junto aos usuários.

A Prefeitura Municipal de Brunópolis através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, vem realizando diversos tipos de atividades sociais direcionados as famílias assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos, destacam-se as de natureza artístico-cultural, desportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelo público alvo.

SCFV: o que é e qual a sua importância?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) integra o conjunto de serviços do SUAS, oferecendo à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para o planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida.

Para quem é feito o SCFV?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é voltado a quem dele necessitar. A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (TNSS) cita, ainda, diversos grupos que devem ser priorizados como indivíduos pertencentes à famílias beneficiárias de programas de transferência de renda, com deficiência, entre outros.

Os grupos podem ser organizados conforme faixas etárias, da seguinte forma:

– Crianças até 6 anos;

– Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos;

– Adolescentes de 15 a 17 anos;

– Jovens de 18 a 29 anos;

– Adultos de 30 a 59 anos;

– Pessoas Idosas;

É importante ressaltar que determinadas características de grupos familiares ou individuais são as que mais sofrem com as situações de vulnerabilidade e risco social, ocasionadas pelos seguintes aspectos: deficiência, raça-etnia, religião, orientação sexual, dentre outros.

O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, tem o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. O Programa de Atenção Integral à Família – PAIF, é uma atribuição exclusiva do poder público e é desenvolvido necessariamente no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.