O FUTURO DE BRUNÓPOLIS PLANEJADO COLETIVAMENTE

Mais um passo importante foi dado para o município de Brunópolis nesta semana, com a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Local, o DEL Brunópolis.

Durante o encontro, que reuniu representantes de diferentes setores da sociedade, foram apresentadas as percepções da comunidade sobre os avanços e desafios da economia local com foco na qualidade de vida com olhar para os próximos 20 anos, alinhado ao andamento do concelho e ainda indicados os nomes para as Câmaras Técnicas.

O DEL Brunópolis traz uma ferramenta colaborativa, que deverá reunir voluntários distribuídos inicialmente em quatro Câmaras Técnicas: Educação, Infraestrutura,Inovação e Atração de Investimento.

A composição do programa também contará com os membros do Conselho de Desenvolvimento, reforçando sua abordagem participativa. A coordenação operacional será desempenhada pelo Agente de Articulação, Mateus Cechinel.

O programa, cuja metodologia é fornecida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e pelo Instituto de Desenvolvimento Local (I-DEL), oferece um modelo de gestão pioneiro para municípios que aspiram ao crescimento econômico sustentável. Com um olhar voltado para 2040.

A implementação do Programa DEL em Brunópolis representa a construção de uma visão planejada e ordenada para o desenvolvimento do município.

O programa transcende a simples execução de projetos, pensando o município duas décadas à frente, abrangendo desde a revisão de leis até análises econômicas.

O processo que foi iniciado com entrevistas com mais de 50 lideranças locais, inclui ainda uma série de oficinas de planejamento envolvendo diversos participantes-chave, culminando na definição de missão, visão e valores.

Essa abordagem gera uma plataforma de diálogo entre entidades públicas, empresas locais e organizações não governamentais, com resultados tangíveis de desenvolvimento sustentável.

O conselho é Bipartite e está compostos pelas seguintes instituições :

I – 04(quatro) representantes do Poder Público, sendo:

a) 02(dois) do poder executivo;

b) 01(um) do poder legislativo;

II – 04(quatro) da sociedade civil, sendo:

a) 01(um) representantes da associação comercial e empresarial de Brunópolis;

b) 02(dois) representante das Associações de Produtores Rurais do Município;

c)01 (um) representante das Cooperativas de Consumo e de Crédito instaladas no Município;

No próximo mês no dia 09 acontecerá a reunião com as Câmaras Técnicas, que formadas por pessoas voluntárias nos temas de saúde, social, educação, cultura, administração, esporte, economia e infra-estrura.

Quem tiver interesse em participar ou saber mais pode contatar Lucimara Ferreira agente de articulação.