Brunópolis recebe equipe regional do IMA (Instituto do Meio Ambiente), para tratar do Programa Penso, Logo Destino

Nesta sexta-feira (08/03), equipe regional do IMA esteve em Brunópolis, apresentando o Programa Penso, Logo Destino. Participaram da reunião o Prefeito Municipal, juntamente com secretários municipais e representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Sobre o Programa

O Programa Penso, Logo destino é uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina que visa auxiliar os municípios a destinarem os itens da Logística Reversa para as Entidades Gestoras, as quais buscam reinserir estes resíduos nos processos produtivos e descartar de forma ambientalmente correta os rejeitos não passíveis de reciclagem.

O PLD tem a meta de conquistar até 2024 a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.

O PLD busca utilizar a educação ambiental para promover a conscientização e as orientações necessárias visando a mudança de comportamento com relação ao gerenciamento de resíduos sólidos. Em sua primeira etapa, que tem como foco os itens dos Sistemas de Logística Reversa, o programa tem desenvolvido ações de mediação entre municípios e Entidades Gestoras, a fim de capilarizar o atendimento em todo o território estadual.

A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.